segunda-feira, 6 de abril de 2009

Teodolito ~* - Turma 2003 ( Grupo 5 )







Teodolito

Teodolito é um instrumento utilizado em agrimensura para medir ângulos e direções inferiores a um segundo de arco (1/3.600 de grau). É semelhante ao trânsito,instrumento mais comum.Mais um teodolito permite leituras mais precisas que o trânsito.Ele é um instrumento portátil de astronomia e de geodésia que serve para medir ângulos horizontais e verticais.
Um teodolito possiui uma luneta que permite visão apurada em qualquer direção.Uma placa horizontal embaixo da luneta fornece leituras no horizonte em graus,minutos e segundos.Uma placa e uma escala verticais,montadas á esquerda da luneta,permitem a tomada de leituras verticais.Em sua maioria,os teodolitos são montados em um tripé ( base de três pés).
Um teodolito bem nivelado pode ser utilizado como um trânsito astronômico para a determinação da latitude de um lugar.Para isso,focaliza-se a luneta na direção do sol ou de alguma outra estrela,lêem-se as medidas no teodolito e efetuam-se cálculos matemáticos.
O teodolito é composto por uma estrutura fixa sobre a qual repousa um limbo horizontal e uma alidade móvel em torno de um eixo vertical.
A alidade suporta a luneta de visada ( móvel em torno do eixo dos munhões da alidade) e os aparelhos de leitura do limbo ( nômios,micrômetros ópticos ou desviadores de lâmina de faces paralelas). Utilizados também em topografia,os teodolitos a laser possibilitam operações de alinhamento.


História


O teodolito foi inventado pelo italiano Ingnazio Porro,em torno de 1835.
Um único instrumento que permitia a medição de distância,elevação e direção,e reduzia
significamente o tempo usado para a topografia e aumentava a precisão.
Existem uma diversidade de teodolitos para diversos tipos de usos, precisões e alcances. Originalmente apenas um aparelho óptico, hoje estão disponíveis no mercado teodolitos automáticos, que, por meio de dispositivos eletrônicos, fazem a leitura dos pontos e os armazenam na memória, sendo possível exportados por software para se fazer mapas com as características topográficas do local medido.


Como construir um teodolito?

Materiais:


- Pote redondo com tampa ( o pote deve possuir movimento circular fixado a tampa)

- Canudo oco em formato cilíndrico reto ( o buraco interno deve ter o diâmetro
de forma que seja possível visualizar o outro lado)
- O desenho de um transferidor ( com os ângulos estejam dispostos
num círculo de diâmetro maior que o pote )

- Madeira ou papelão que caiba a imagem do transferidor

- Tabela da tg

- Cola

- Arame de comprimento maior que o diâmetro do tranferidor




Montando o seu Teodolito


Recorte o transferidor e fixe-o na madeira;

Fure a parte superior do pote com o arame e deixe aparecendo igualmente dos dois lados;

Cole o pote de cabeça para baixo no meio do transferidor;

Fixe o canudo paralelamente ao arame em cima do pote;



Modo de uso

Posiciona o teodolito caseiro de modo que a sua base fique perpendicular ao objeto que vamos medir a altura.Medimos a distância do objeto até o teodolito com um metro.Através do canudo,miramos o pico do objeto ( o ponto mais alto), com isso o arame marcará um ângulo no transferidor.Com esse ângulo usamos a trigonometria para medir a altura.(tangente do ângulo é igual ao cateto oposto (altura) dividido pelo cateto adjacente (distância do objeto ao teodolito))










































5 comentários:

  1. PUTA QUE PARIU O TRABALHO, VE LA MERDA FODAÇE A TUA PROFESSORA É UMA PUTA DE UMA BURRA! FODAÇE ATÉ DOI

    ResponderExcluir
  2. olha eu gostei mais acha que
    ainda não está rico, nas matérias q exibe, o teodolido é muito prático.
    como vão ser usado ou não tem de ser de maneira correta, então vai aí uma sugestão.
    alem de por as imagens e alguns textos, postem com deve ser utlizado corretamento o aparelho, e não só o mais antigo mais também os mais avançados, postando imangens definido como está sendo usado e como deve ser.

    ResponderExcluir